domingo, 28 de março de 2010

Top 10- IP's da Década 00

Os anos 2000 trouxeram muitas novidades no cenário gamer. Aqui abordarei as franquias (IP'S) que nasceram nesta década revolucionária. Um Top 10 com os IP'S que se destacaram no mundo Nintendo, na minha humilde opinião! Coloquem as suas escolhas nos comentários ao final da matéria! Também quero saber a opinião de vocês!Uma última observação: a lista não está em ordem de melhor/pior, eu me baseei no ano em que os jogos foram lançados.

PERFECT DARK (2000 - N64)


Um começo de década bastante agitado com o lançamento deste FPS futurista para o Nintendo 64. Produzido pela famosa Rareware, na época a second-party mais importante da Nintendo, apresentou a heroína Joanna Dark (homenagem à guerreira francesa?), uma agente secreta do Carrington Institute envolvida numa conspiração alienígena engendrada pela raça Skedar. Incluindo no pacote um modo multiplayer extremamente customizável e completo (na minha opinião, o multiplayer offline mais completo da história, até hoje), gráficos que rivalizavam com os melhores jogos do gênero nos PCs daquele ano, e um arsenal variado e criativo, PD se consagrou como um dos melhores FPS de todos os tempos!

PIKMIN (2001 - NGC)


O Nintendo GameCube contou com jogos maravilhosos em seu lançamento americano (como Smash Bros Melee e Star Wars Rogue Leader), porém o que mais chamou a atenção, sem dúvida, foi a novidade que veio das mãos mágicas do mestre Shigeru Miyamoto. Pikmin é um jogo de estratégia em tempo real que se passa num planeta distante, onde o Capitão Olimar, do planeta Hocotate, se utiliza de pequenas criaturas chamadas Pikmin para recuperar pedaços de sua nave quebrada em 30 dias! Um jogo extremamente engenhoso e divertido. E tudo inspirado pelas formigas do jardim de Mr. Miyamoto (aliás, o jogo se passa no jardim do mestre)!

ETERNAL DARKNESS (2002- NGC)


Um game de terror psicológico, em terceira pessoa, acima da média, desenvolvido pela Silicon Knights. Com um roteiro sensacional, onde diversas histórias diferentes entre si estão conectadas ao assassinato do avô da protagonista, Alexandra Roivas. A inovação principal deste clássico do GameCube foi a barra de insanidade. Quanto mais medo o personagem controlado pelo jogador sentisse, mais a barra aumentava, o que gerava alucinações realmente estranhas, como retratos que movem os olhos, paredes sangrando, escuridão total, etc. Uma obra prima do gênero, e rumores sobre uma sequência têm feito o coração dos fãs de ED bater mais forte.

BEYOND GOOD AND EVIL ( 2003 - NGC)


A francesa Ubisoft surpreendeu a todos com este game de ação em terceira pessoa, protagonizado pela repórter e lutadora de artes marciais Jade, a história se passa no ano de 2435, num planeta chamado Hyllis, onde uma raça alienígena têm feito abduções e causado medo. Cabe a Jade ir atrás de provas que comprovem a conspiração sinistra que existe por trás dessas abduções. Para isso ela se utiliza de sua câmera fotográfica, registrando tudo que achar importante, e de suas habilidades em lutas marciais, além da companhia de NPC's nas horas de aperto. Muita ação, tensão num dos jogos mais injustiçados comercialmente da década passada. Também existem rumores sobre uma sequência, ansiosamente aguardada!

BATEN KAITOS: ETERNAL WINGS AND THE LAST OCEAN (2004- NGC)


O GameCube estava precisando de um grande RPG. E ele veio, pelas mãos da Monolith Software. Baten Kaitos rapidamente conseguiu o destaque que merecia. Com ares de superprodução, um protagonista de nome Kalas, um jovem dotado de asas, chega mesmo a pedir conselhos ao jogador, que acaba agindo como uma espécie de "consciência do personagem durante a história. O sistema de batalhas é todo baseado em cartas, inovando no sentido de que algumas cartas têm a capacidade de se transformar, como cartas de frutas, por exemplo, que podem apodrecer e mudar de utilidade nas batalhas. Lançado em 2003 no Japão, só saiu na América em 2004, piblicado pela Namco. Teve uma sequência (na verdade uma prequel) lançado em 2006. Ambos os jogos continuam exclusivos do console 128-bits da Nintendo. Espera-se que a série continue, apesar de não haver ainda nenhum anúncio a respeito.

NINTENDOGS (2005- NDS)


Um simulador onde o objetivo é cuidar de cachorrinhos poderia ter sido um dos maiores fracassos da história dos games, não fosse por um detalhe importante: quem estava por trás do projeto era ninguém menos que Shigeru Miyamoto! Quando Nintendogs foi lançado, o DS ainda não era considerado um portátil de sucesso. Após a avaliação 40/40 da Famitsu, e o sucesso estrondoso de vendas do game, o mundo teve que se render ao carisma dos cachorrinhos da Nintendo, o que rendeu ao título a incrível marca de mais de 23 milhões de cartuchos vendidos até hoje, mundialmente! Foi lançado em diversas versões, incentivando a troca de raças entre os cartuchos e a comunicação via wireless entre os caninos. Um fenômeno!

WII SPORTS (2006- WII)


2006 foi o ano da revolução. No mundo dos games, é claro. Não teve pra ninguém, o novo console da Nintendo dominou todas as atenções, com seu controle sensível a movimentos, acompanhado do jogo que atualmente ostenta o título de "Jogo Mais Vendido da História". Cinco esportes, sendo eles: Tênis, Golfe, Boliche, Baseball e Boxe. Pela primeira vez na história, era possível usar um controle como se ele fosse uma raquete de verdade, ou mesmo um taco de golfe ou baseball, socar os oponentens como se faria na vida real, e lançar bolas de boliche de forma extremamente realista! Tudo obra de Shigeru Miyamoto e sua equipe talentosa. Wii Sports é, sem dúvida, o jogo mais revolucionário da década!

HOTEL DUSK: ROOM 215 (2007- NDS)


Você é Kyle Hyde, um detetive do Departamento Policial de Nova York em busca do paradeiro de seu amigo Brian Bradley, que acaba o levando até o Hotel Dusk, situado em algum lugar a noroeste de Los Angeles. O ano é 1979. Um adventure de investigação produzido pela Cing, Hotel Dusk utiliza uma jogabilidade em primeira pessoa através da tela de toque, e possui elementos que lembram filmes noir americanos. Com um enredo complexo e instigante que exige muita atenção e observação dos jogadores, sendo considerado um dos jogos mais inovadores do gênero adventure.

WORLD OF GOO (2008- WIIWARE)


Um jogo independente que conseguiu roubar a atenção dos jogos "mainstream" e cativar os jogadores se utilizando de gráficos 2-D e pouquíssimas cores não é algo que se vê todo dia. World of Goo, além de ser um dos jogos mais criativos e caprichados da década, é um exemplo claro de que gráficos bonitos são um detalhe insignificante diante da inovação que um jogo pode trazer. Um puzzle onde você deve utilizar os Goos (espécie de melecas) para construir pontes, torres, servir de apoio para outros objetos. Extremamente carismático, e com uma trilha sonora fascinante, World of Goo é indispensável na coleção de qualquer gamer!

SCRIBBLENAUTS (2009- NDS)


Um projeto ambicioso da 5th Cell para o portátil da Nintendo, cuja proposta era "escreva tudo, resolva tudo". O que o jogador escrevesse com a canetinha stylus na telinha de toque se transformaria em objeto na mesma hora, e poderia ser usado para resolver os diversos puzzles presentes no jogo e ajudar o protagonista Maxwell em diversas situações, algumas bastante inusitadas. Parecia muito difícil de dar certo, mas deu. Com seus gráficos simples, e uma mecânica de jogo inédita e bastante ousada, Scribblenauts, em minha opinião, é o melhor jogo lançado para qualquer console em 2009. Ainda bem que a sequência está garantida!


Bem, aí está a minha lista com os melhores IP's da década '00! Aproveitem e falem sobre os seus preferidos, se concordam ou discordam desta lista, fiquem á vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário